in camera, de Jean-Paul Sartre, reposto em cena no final de 2012

Em 2012 in skené – grupo de Teatro de Amadores de Gondomar colocou em cena In Camera, a encenação por João Ferreira de Huis Clos, de Jean-Paul Sartre, com tradução de Sofia de Melo Araújo. A peça decorre num formato de sala-estúdio com públicos limitados a 50 espectadores com idade igual ou superior a 16 anos. A proximidade da realidade em cena leva o próprio público a uma dimensão à qual não podem ficar indiferentes:

“Todas as portas têm um significado e nenhum significado se ausenta da interpretação individual.

O desafio de in camera foi essencialmente redefinir o conceito de humanidade. Clemência, generosidade, mortalidade, compaixão e afeição poderiam ser os sinónimos, mas nenhum deles serviria o propósito desta peça. Sabe bem ao Homem, que se tornou Poeta, ler e reescrever os olhares, os risos, as lágrimas e até os silêncios que se cruzam no tempo. Esse papel, porque mais fácil, ficou comigo.

O pragmatismo teve necessariamente de alimentar a visão do simples e frágil humano – do ser carnal, do ser impiedoso, do ser carente, do ser imperfeito, do ser que nos vislumbra do espelho e que nasce em cena. Não são momentos de interpretação fácil, nem abstracções de génio que me fascinam naquela sala. São sim as fracções do ser, do estar, do querer e do viver, conduzidas a ritmo pela sede do Poeta, que escolheu adormecer o seu lirismo.

Porque afinal o medo e o mal estão na alma dos poetas e não no calor das luzes que nunca se apagam. Porque afinal o simples cativa e deixa desconforto.

Não há porque ter medo. Abra a porta.”

João Ferreira

Para lá das actuações abertas a público geral, entendemos ser parte da nossa missão cultural proporcionar aos jovens estudantes um contacto directo com o teatro e com a obra e pensamento filosófico de Jean-Paul Sartre e assim convidamo-lo(s), enquanto agente(s) pedagógico(s) e cultural/is, a partilhar este projecto e a proporcionar uma experiência marcante aos alunos.

  • Época prevista – Dezembro (sessões previstas à noite – 21h – com possível alteração por marcação)
  • Local previsto – Pavilhão Multiusos de Gondomar (Sala Monte Crasto)

Assim que tenhamos confirmação de datas pela Câmara Municipal de Gondomar anunciaremos informação completa.

O valor das entradas neste espectáculo é determinado por uma lógica de inclusão, dado o carácter sem fins lucrativos desta associação. Assim, por forma a garantir a qualidade da encenação, os valores que propomos são:

  • 3,5 € por aluno
  • 3 € (por aluno para Escolas Habituais[1])
  • Os professores ou responsáveis acompanhantes do grupo terão acesso gratuito ao espectáculo, numratio de 10%

Gostaríamos, então, de receber a vossa pré-reserva.

Fiquem in skené!

Para reservas e informações : inskene@gmail.com.

Reveja as imagens dos primeiros espectáculos:

[1] Consideramos Escolas Habituais as escolas que trouxeram grupos às edições 2010, 2011 ou 2012 defelizmente há luar!, às edições 2009, 2010 ou 2011 de Sui Caedere, uma Vida, um Erro ou à edição 2012 de In Camera.

Deixe um comentário