FORA 2024 – CANDIDATURAS

O projecto FORA é a sequência da primeira residência artística realizada em 2018 em Gondomar e corporiza uma vontade em:
– criar novos fluxos artísticos dentro de Portugal e na Europa.
– promover a criação teatral fora dos grandes centros urbanos, alicerçando-se num carácter livre, experimental e inovador.

Pretende-se que o FORA proporcione novos fóruns de encontro a diferentes criadores, encenadores e actores, com vista ao desenho e apresentação de novos espectáculos.

O sucesso das primeiras residências artísticas no Auditório Municipal de Gondomar desafiou-nos a olhar para o futuro do projecto de forma mais sólida e sustentada.

Assim este programa de apoio à criação artística procura trazer em 2023 um novo projeto a Gondomar, num esforço renovado de trazer novos palcos ao palco Gondomarense.

O regulamento pode ser consultado aqui.

Formulário de Candidatura – INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 22 DE JANEIRO DE 2024 – Clique aqui.

O apoio máximo a conceder ao projeto de 2024 será de 9.500 euros, sendo o financiamento repartido entre a Câmara Municipal de Gondomar e a in skené – Associação Cultural.

O calendário para a edição de 2024 é o seguinte:

// Abertura das Candidaturas: 22 de dezembro de 2023
// Encerramento das candidaturas: 22 de janeiro de 2024
// Período de Avaliação e de Entrevistas: 23 de janeiro a 1 de março de 2024
// Anúncio do projeto selecionado para a edição de 2024: 2 de março de 2024
// Período de Residência: 30 de julho a 23 de agosto de 2024
// Montagens e Espetáculos: 27 de agosto a 1 de setembro de 2024

in skené – Companhia de Teatro, que é residente desde 2017 no Auditório Municipal de Gondomar, dirige o processo de selecção dos artistas envolvidos em cada nova edição da residência artística e traça os objectivos para cada nova edição. Apoia-o financeiramente e garante o envolvimento directo da sua equipa na produção dos novos espectáculos. A presença de artistas profissionais de diferentes origens em Gondomar, durante o período das residências, permite o crescimento artístico do grupo e uma maior maturidade da companhia de teatro. A participação de artistas convidados nesta residência, implica a oferta de um workshop para todos os membros da in skené – Companhia de Teatro.

Câmara Municipal de Gondomar é o principal parceiro deste projecto, suportando-o logística e financeiramente. Através deste projecto de Residência Artística, oferece a possibilidade ao público de Gondomar de assistir à estreia de novos espectáculos, bem como de interagir e receber novos artistas na cidade. Este projecto credibiliza a marca do município e do Auditório Municipal de Gondomar, tornando esta sala num novo ponto de passagem na digressão de novos espectáculos de Teatro.

Globalmente a manutenção de um projecto anual de residência artística em Gondomar associa a marca do município à criação artística, promove uma oferta de Teatro com qualidade ao público de Gondomar e contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do projecto artístico da Companhia Residente do Auditório Municipal de Gondomar.

Mais informações sobre o processo de candidatura poderão ser obtidas através do e-mail inskene@gmail.com.

FORA 2021/2022

// Cie Troubles Champêtres apresenta TICKET POUR UTOPIA: Entre o circo e o teatro, os artistas de circo convidam-nos de uma forma sensível a reconectarmo-nos à nossa aspiração mais íntima de um mundo melhor.

FORA 2020

// Filipe Moreira traz FÁBULA 2.0, uma performance teatral que tem como ponto de partida conhecidas fábulas e contos de fadas, e como base de investigação e composição os meios do vídeo, iluminação e da arte sonora.

FORA 2019

// Diogo Freitas dirige a criação de Dilúvio, um espectáculo que parte do universo dos textos de Ricardo Neves-Neves.

RESIDÊNCIAS 2018

Este projecto teve a sua primeira edição na cidade de Gondomar e foi dirigido pelo encenador francês Alexis Henon. Durante o mês de Março e juntamente com 4 actores (Carlos Vieira, Sarah Joséphine M’RAD, Nuno Nolasco e Ana Catarina Vigário) criou e encenou um novo espectáculo, em cena em Gondomar e em Lyon (Feyzin) durante o mês de Abril 2018. Este projecto contou com o apoio dos Municípios de Gondomar e Feyzin, do Consulado Geral de Portugal em Lyon e da Universidade do Porto.

// La Ronde, a partir do texto de Arthur Schnitzler, com tradução de Sofia Araújo e encenação de Alexis Henon teve estreia no Auditório Municipal de Gondomar a 4 de Abril de 2018

O espectáculo esteve também em cena no teatro Le Rex, em Feyzin, Lyon, entre os dias 25 e 28 de Abril de 2018.

// Carlos Vieira e João Ferreira dirigem o projecto

O actor Carlos Vieira, conhecido do público português pelo seu trabalho em televisão, cinema e teatro idealizou e dirigiu artisticamente a primeira edição do projecto, juntamente com João Ferreira, presidente da in skené – Companhia de Teatro. 

// Alexis Henon foi o encenador convidado para dirigir a 1ª residência artística em Gondomar.

Responsável pela Compagnie Alexis Henon, é conhecido do grande publico em França pela interpretação do papel de Galessin d’Orcanie no filme Kaamelott. É um dos fundadores do L’Acting Studio em Lyon e esteve em Gondomar logo após a apresentação do seu espectáculo Faust.