O actor e diretor teatral russo Constantin Stanislavski tornou-se referência no que diz respeito à interpretação ao criar um método que, desde que devidamente seguido, proporcionaria ao actor um desenvolvimento significativo na experiência de dar vida a outros espíritos humanos.
O seu “Sistema” consistia em compor o papel da personagem “de fora para dentro”, ou seja, primeiro no que se refere às características exteriores de um indivíduo (fisionomia, gestual, movimentos etc) e depois ao que habita em seu interior (a essência, a memória emocional, o próprio “eu sou”).
O actor deverá, por isso, procurar a verosimilhança, sem a qual não há vida no palco – e sim apenas teatralidade, convencionalismo, interpretações estereotipadas.
Este será o método que irá guiar a formação dos elementos do grupo de Teatro de Amadores de Gondomar, tendo por base as orientações descritas na literatura de Stanislavski e de outros nomes de referência no mundo do Teatro.
Desta forma os ensaios serão compostos de exercícios propostos pelo próprio autor, conduzindo os actores até a um Exercício Final, onde terão a oportunidade de colocaram em prática toda a técnica e conhecimento adquiridos.
Entendeu a Direcção Artística da in skené, que este modelo, devidamente fundamentado, se traduzirá em evoluções concretas das capacidades dos nossos actores e das representações que trazem a público.
Obras de referência, Constantin Stanislavski:
- “A preparação do ator”
- “A construção da personagem”
- “A criação de um papel”.
Obras de apoio à preparação dos actores:
- “Manual do Teatro”, António Solmer
- “Teatro do Oprimido”, Augusto Boal
- “Jogos Teatrais para Actores e Não Actores”, Augusto Boal
A Direcção Artística.