// O Projecto Residências

O projecto Residências corporiza uma vontade em criar novos fluxos artísticos dentro do espaço europeu. Procura promover a criação teatral fora dos grandes centros urbanos, unindo países, culturas e alicerçando-se num carácter livre, experimental e inovador. Este projecto terá a sua primeira edição na cidade de Gondomar e será dirigido pelo encenador francês Alexis Henon. Durante o mês de Março e juntamente com 4 actores (Carlos Vieira, Sarah Joséphine M’RAD, Nuno Nolasco e Ana Catarina Vigário) irá criar e encenar um novo espectáculo, que estará em cena em Gondomar e em Lyon (Feyzin) durante o mês de Abril. Este projecto conta com o apoio dos Municípios de Gondomar e Feyzin, do Consulado Geral de Portugal em Lyon e da Universidade do Porto.

// La Ronde, a partir do texto de Arthur Schnitzler, com tradução de Sofia Araújo e encenação de Alexis Henon estreia no Auditório Municipal de Gondomar a 4 de Abril (4 a 7, às 21:30). 

O espectáculo estará também em cena no teatro Le Rex, em Feyzin, Lyon, entre os dias 25 e 28 de Abril.

Será feita uma apresentação publica do projecto aos jornalistas no dia 23 de Março, às 17:00 na Casa Branca de Gramido, em Gondomar. 

 

// Carlos Vieira e João Ferreira dirigem o projecto

O actor Carlos Vieira, conhecido do público português pelo seu trabalho em televisão, cinema e teatro idealizou e dirige artisticamente este projecto juntamente com João Ferreira, presidente da in skené – Companhia de Teatro. Pretendem trazer a Gondomar um novo espaço de encontro artístico, que nesta edição se faz com outros actores de Gondomar, Lisboa e Lyon.

// Alexis Henon é o encenador convidado para dirigir a 1ª residência artística em Gondomar.

Responsável pela Compagnie Alexis Henon, é conhecido do grande publico em França pela interpretação do papel de Galessin d’Orcanie no filme Kaamelott. É um dos fundadores do L’Acting Studio em Lyon e virá para Gondomar logo após a apresentação do seu último espectáculo Faust.

O Auditório Municipal de Gondomar irá receber o encenador e o elenco de 4 actores durante o mês de Março para a criação de um novo espectáculo, que irá a cena durante do mês de Abril em Gondomar e em Lyon (Feyzin).