Sui Caedere é muito mais do que o próprio título. Há todo um cenário envolvente do Tomás, personagem principal, que inclui não só os amigos, Pedro e Ana, a namorada, Sofia, como também o professor de Filosofia, os pais e a irmã… Surgem ainda outras personagens anónimas, passageiras na vida deste rapaz. E neste entrecruzar de personagens e perspectivas, discute-se religião e crenças, contam-se histórias, vivem–se conflitos e paixões, questiona-se, conversa-se, sofre-se e fala-se de diversas formas de amar… Talvez a melhor forma para descrever a peça seja exactamente esta: as várias formas de amar. O suicídio surge no palco como na vida real: inesperado, aparentemente inadequado ao dia a dia… Revivendo os dias passados, onde é que deveríamos ter lido os sinais de que algo tão grave se passava?
Certamente, depois de assistir à peça, se irá aperceber que o subtítulo “uma vida, um erro” ganha todo o sentido. A mensagem fundamental da peça é essa mesma:
A Vida vale por si só!
“Já li a peça, pareceu-me bastante bem. Tem dramatismo mas não é piegas, e constitui uma boa abordagem do tema.”
Daniel Sampaio (Professor Catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Lisboa)
“Quando a vida não se limita a simples horizontes materiais, portanto quando existe um projecto ético de vida, é possível encontrar sempre algum sentido para a existência, o seu imenso valor, mesmo considerando a cruel finitude que torna inacessível a experiência plena da Felicidade – a peça Sui Caedere, uma Vida, um erro é uma clara demonstração.”
Luís de Araújo (Professor Catedrático de Filosofia (Ética) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto)
CASTING:
Graça
(Mãe de Tomás)
Sexo Feminino
Filhos de 15 e 18 anos
Determinada
Maternal
Condições de Participação
• Todas as candidatas terão de estar presentes em 80% dos ensaios até ao momento de audição final em 30 de Julho de 2011. Os ensaios decorrem aos sábados, das 21h às 23h30, na Universidade Sénior de Gondomar.
• Todas as candidatas terão de prestar audição com o monólogo da Mãe no Exercício Final a 30 de Julho de 2011. Em caso de absoluta impossibilidade a audição pública poderá ser re-agendada, mas nunca dispensada.
• A candidata seleccionada terá de continuar a integrar os ensaios no mesmo horário e ensaios extra que possam ser marcados até à estreia.
• Os espectáculos decorrerão no mês de Novembro de 2011 (tardes e noites) e a candidata seleccionada terá de assumir o compromisso de estar presente nas sessões agendadas.
• A in skené-gTAG é uma associação sem fins lucrativos pelo que as candidatas poderão usufruir gratuitamente da formação e não haverá qualquer retorno financeiro para qualquer dos envolvidos na produção.
• Idade superior a 25 anos.
Fique in skené!
Para candidaturas e informações:
www.inskene.org
inskene@gmail.com